2016 - Ano Internacional das Leguminosas
- cparticipacao
- 21 de dez. de 2015
- 1 min de leitura

Para o próximo ano, adotaremos a proposta da ONU, como sendo o Ano Internacional das Leguminosas. Tal proposta foi lançada para promover o poder da proteína e os benefícios à saúde dos legumes secos. Dentre as leguminosas mais populares, destacam-se os diversos tipos de feijão: preto, mulatinho, manteiga e carioca; grão-de-bico, ervilha, soj
a, lentilha e fava, entre outros.
Segundo o diretor-geral da FAO-ONU, José Graziano da Silva "as leguminosas são colheitas importantes para a segurança alimentar de grande parte das populações, em particular na América Latina, África e Ásia. Nessas regiões, as leguminosas fazem parte da dieta tradicional e geralmente são produzidas por pequenos agricultores.”
Através do seu tema: "Sementes Nutritivas para um Futuro Sustentável", o nosso colégio quer explorar a fundo o potencial de nossos alunos-sementes e buscará sensibilizá-los não só sobre os benefícios trazidos pelas leguminosas, como também suscitar problemáticas relacionadas à fome, desnutrição, segurança alimentar, economia sustentável e meio-ambiente.
Tal tema possui não só relevância social como a versatilidade pedagógica para ser explorado nas diversas disciplinas, promovendo assim, um aprendizado que vai muito além dos programas de ensino, incluindo a multidisciplinaridade e a intervenção cidadã.
Fonte: Rádio Onu, disponível em http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/, acesso em 21/12/15.
Comentarios